Buritis a Rainha do Vale do Urucuia: Conheça as belezas do município

0
4882

Com o intuito de fortalecer e divulgar o turismo em Buritis, a TV Rio Preto Buritis e o Trilhas Urucuianas traz para você, um resumo da história do município e uma reportagem especial das mais belas paisagens e cachoeiras encontradas aqui.

O INÍCIO

Nos séculos que antecedem a colonização portuguesa, Buritis já foi habitado por tribos indígenas, como os tupis, guaranis e caiapós, entre outros. Com a chegada dos Bandeirantes no século XVII, nomes como Matias Cardoso de Almeida e Lourenço Castanho Taques, foram de extrema importância no início da história e surgimento do município.

O território da Paróquia foi doado à Nossa Senhora da Pena por Joaquina de Pompéu. Em 30 de maio de 1805, o arraial foi elevado à Paróquia sob as bênçãos de Nossa Senhora da Pena e aos poucos, as primeiras casas de pau a pique foram sendo construídas próximas da “Veredinha”, que possuía em sua volta uma grande quantidade de pés de coco buriti, que dá nome ao município.

 

O MUNICÍPIO

Situado no Noroeste de Minas Gerais com uma área total de 5.219,469 km², Buritis foi emancipado em 1 de março de 1963 e conta com uma população de cerca de 24.000 habitantes. O município faz divisa com Goiás e possui em sua extensão uma parte do Planalto Central do Brasil. Está bem próximo do Distrito Federal, a 213 km e por esta razão, Buritis é um dos quatro municípios de Minas Gerias (ao lado de Arinos, Unaí e Cabeceira Grande) que integra a Região Metropolitana do Distrito Federal.

 

A população distribui-se além da cidade de Buritis, nos distritos de São Pedro do Passa Três e Serra Bonita. Além dos distritos, verifica-se em a presença de sete vilas (Vila Cordeiro, Vila Rosa, Vila Maravilha, Vila São Vicente, Coopago, Vila Serrana e Vila Palmeira), de núcleos de pequenos e médios produtores rurais, bem como por núcleos de colonização, relacionados à reforma agrária. A cidade está dividida em 10 bairros, Centro, Canaã, Taboquinha, Israel Pinheiro, Jardim, Planalto, Veredas, Estância dos Ipês (1 e 2) e Residencial Extrema.

 

ECONOMIA

Em sua economia, o município é beneficiado pela fertilidade do solo e destaca-se como o terceiro maior produtor de grãos do Estado de Minas Gerais, com produção estimada de 410,1 mil toneladas em 2018. A região possui diversificada produção agrícola; com produção de grãos, soja, feijão, arroz, milho, sorgo, leguminosas, seringueira, banana, café, mandioca, algodão, e outras variedades.

A pecuária destaca-se pela produção de gado de corte e de leite e seus derivados, que podem ser vistos nas Exposições Agropecuárias que ocorrem no mês de junho, além de grande produção de suínos, equinos, caprinos, ovinos e galináceas.

 

GEOGRAFIA E RECURSOS HÍDRICOS

O município é rodeado de serras e o ponto mais alto é de 1.069 metros, localizado na Serra do Bonito, próximo a cabeceira do córrego Palmeira. O clima é tropical e a vegetação é constituída pelo cerrado brasileiro, a fauna local apresenta grande variedade em espécies e o ambiente dispõe de muitos recursos ecológicos.

 

O rio mais importante do município é o Urucuia, com grande volume de água que no inverno ficam claras esverdeadas, e no verão período chuvoso, suas águas ficam avermelhadas da cor de barro. Este rio é de grande notoriedade não só para Buritis, mas também para o Estado de Minas Gerais e para o Brasil, por ser formador da Bacia do Rio São Franscisco e está presente nas obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa.

 

Diversos rios e córregos passam pelo município, como o rio São Domingos, São Vicente, Mangues, Confins, córrego Barriguda, Extrema, Passa Três, ribeirão Fetal, Cupins, formando na geografia montanhosa do lugar, diversas cachoeiras espalhadas pela região.

 

Existem mais de quarenta cachoeiras catalogadas no município. Confira algumas destas belas paisagens naturais que o Programa Trilhas Urucuianas visitou através das nossas expedições aventureiras pelo rico cerrado da região.

 

CULTURA E TRADIÇÕES

Buritis também se destaca no esporte, a geografia montanhosa do lugar favorece a prática de trilhas, rapel e tirolesa, como fazem os trilheiros da Equipe Terremoto Buritis e o grupo Trilheiros de Buritis. A natureza local favorece ainda a prática do ciclismo aventura e Mountain bike, esporte que ganha cada vez mais adeptos e atletas, com ciclistas que destacam-se no cenário nacional. O motocross também é praticado com significativo número de adeptos. As cavalgadas e as carreatas de carros de boi são parte da tradição deste município mineiro.

 

Visite Buritis! A cidade é conhecida pelo seu povo hospitaleiro, pelas festas tradicionais, pelo comércio desenvolvido com grandes mercados e variedade de produtos, bares, restaurantes, o conhecido Mercado do Produtor Rural no centro da cidade, pela feirinha do bairro Israel Pinheiro nas tardes de quarta-feira, pela famosa culinária mineira e além de tudo isso, é repleta de natureza ao seu redor.

Texto: Gilberto Valadares.

Deixe uma resposta